![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjsWf6PYLOplrqqin2ams5koaSWiqZYGyy6Q3iKBsTCdY078nS5gQWwvr9Un6PPKjaBN7Hko1QF7IJSR84E4AjchyphenhyphenazsfoqtL7O6Tj9iYvrpsnd8kuYlEOzmQKR-0qGB7b2Yz00TScv3UH/s320/amoniaco.jpg)
- Pintura Lavável
- Azulejos
- Cerâmicas
- Tecidos de cor
- Chão
- Tecidos simples.
Estado físico: Gás comprimido liquefeito
Cor: Incolor
Odor: Odor característico, pungente, sufocante, irritante
Fórmula: NH3
Massa Molar: 17,04 g/mol
pH: Alcalino
Temperaturas específicas:
Limites de explosividade:
Massa volúmica: 0,682 g/cm3 (líquido a -33,4ºC)
Densidade relativa de vapor: (a –33,5ºC e 1 atm) 0,5963
Massa Específica: 0,771 kg/m3 a 0 ºC e 1 atm
Pressão de vapor: (23,9 º C) 9,560 atm
Solubilidade em água: Solúvel com libertação de vapor
Taxa de Evaporação: Elevada
Entalpia de formação: -46,1 KJ/mol (gasoso, a 25ºC)
Devido à sua elevada volatilidade, mesmo em concentrações baixas, pode causar perigo à vida aquática, levando à alteração do pH da água.
A libertação de amoníaco para a atmosfera também pode provocar a formação de matéria particulada, quando este reage com ácido nítrico ou ácido sulfúrico, ou a formação de óxidos de azoto.
O material particulado em elevada concentração, origina a formação de nevoeiro fotoquímico que impede a saída da radiação, provocando o aumento do efeito de estufa.
A formação de óxidos de azoto, no caso particular do dióxido de azoto, provoca a diminuição da camada de ozono, visto que reage com ele.
O que fazer em caso de derrame?
Precauções ambientais
Métodos de limpeza
Condições de armazenamento
Armazene e use com ventilação adequada, mantendo o amoníaco hermeticamente fechado. Assegure-se de que os cilindros estejam fora de risco de queda ou roubo e que não estão em contacto com temperaturas superiores a 52 ºC. Armazene separadamente os cilindros cheios dos vazios, fechando a válvula àqueles que não estiverem a ser usados.
Regras de Manuseio
Não respirar o gás, evitar o contacto com os olhos, pele ou vestuário, evitar a exposição prolongada ou repetida. Se se encontrar num laboratório, deve trabalhar com as soluções de NH3 sempre na hotte. A nível industrial, proteja os cilindros contra danos físicos, utilizando um carrinho de mão para movimentar os cilindros, de forma a que não os tenha que arrastar, rolar, ou deixar cair, dado que pode danificar a válvula, podendo levar a uma fuga.
Cuidados a ter com o transporte