segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Informações Toxicológicas e Ecológicas

Informações Toxicológica
O Amoníaco é tóxico quando inalado, sensibilizando o olfacto em concentrações que variam entre as 5 e as 25 partes por milhão na atmosfera. Entre 50 e 100 ppm, causa irritação imediata nos olhos, nariz, garganta, tosse e dificuldade em respirar. Exposição a concentrações elevada resulta em danos a nível pulmonar, podendo ocorrer pneumonia química aguda ou um edema pulmonar em exposições mais prolongadas.
Em contacto directo com superfícies corporais, nomeadamente a pele, o sistema digestivo ou até os olhos, causa irritação, corrosão e dano imediato, trazendo profundas consequências para o indivíduo. A longo prazo, não há possibilidade de cancro, apesar que este, se entrar em contacto com amoníaco em altas concentrações, pode morrer. Daí que se deve usar protecção mais rigorosa quando em contacto com esta substância.
LC50 rato = 4,230 ppm (1H)
LC50 humano = 5,000 ppm (5M)

Informações Ecológicas

O Amoníaco é altamente volátil, e, caso haja libertação, tende a formar hidróxido de Amónio, e dissipa-se rapidamente sob a forma de uma nuvem gasosa. Apresenta um grande impacto ambiental, devido à sua natureza corrosiva:
  • Danos nos tecidos dos animais que entram em contacto com ele, podendo morrer;

  • Destruição de plantas ou a sua danificação, perante concentrações elevadas de amónio.

Devido à sua elevada volatilidade, mesmo em concentrações baixas, pode causar perigo à vida aquática, levando à alteração do pH da água.
A libertação de amoníaco para a atmosfera também pode provocar a formação de matéria particulada, quando este reage com ácido nítrico ou ácido sulfúrico, ou a formação de óxidos de azoto.

O material particulado em elevada concentração, origina a formação de nevoeiro fotoquímico que impede a saída da radiação, provocando o aumento do efeito de estufa.
A formação de óxidos de azoto, no caso particular do dióxido de azoto, provoca a diminuição da camada de ozono, visto que reage com ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário