segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Perigos do Amoníaco



O Amoníaco é um gás liquefeito que, quando sujeito a um aumento de pressão, torna-se tóxico e agressivo para o ambiente.
Apresenta também grandes perigos para a saúde humana, uma vez que, se por um lado, na forma gasosa, interfere com o sistema respiratório, exercendo um forte efeito irritante, bem como danos elevados a nível celular, náuseas, vómitos, tosse, bronquite, inflamação e edema da laringe ou pulmonar.
Por outro lado, na forma líquida, pode causar graves queimaduras, tanto nos olhos como na pele, tendo assim um efeito corrosivo. Em ambos os casos, é fatal para o Homem.
Em termos ambientais, em contacto com a água torna-a imprópria para qualquer uso, pondo em risco a vida animal e vegetal, quer por queimaduras quer por desidratação, respectivamente.
A nível físico-químico, é um produto alcalino que se vaporiza rapidamente, menos denso que o ar, que liberta calor aquando a sua reacção com ácido. Em contacto com materiais pesados, oxidantes ou hidrocarbonetos, pode originar um resultado explosivo, dado que se tratam de reacções excessivamente exotérmicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário